domingo, 20 de abril de 2008

Raios

Não sei porque, mas me veio uma súbita vontade de escrever sobre fenômenos naturais, em especial, a descarga elétrica - ou raio.
Afinal de contas, eles podem ou não podem cair duas vezes no mesmo lugar?
Como não tenho gabarito pra dissertar sobre o tema, vou colocar trechos de alguns artigos interessantes que achei.
Eis:

O raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar?
Diz a expressão popular que o raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Será verdade? Claro que o raio cai duas vezes no mesmo lugar. Um bom exemplo ocorreu nos Estados Unidos. No dia 25 de agosto de 2006, uma das descargas elétricas mais intensas já registradas no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, atingiu a plataforma de lançamento onde se encontrava o ônibus espacial Atlantis. O raio acabou forçando o primeiro adiamento da missão.
Entretanto, não foi a primeira vez que a Atlantis ou um ônibus especial foram atingidos por um raio enquanto na plataforma de lançamento. A grande frequência de tempestades elétricas durante o verão torna a região de Cabo Canaveral especialmente suscetível a descargas elétricas. A plataforma de lançamento, como um ponto muito elevado e isolado na região torna o ponto extremamente vulnerável para atividade elétrica. Como prova de que um raio pode atingir duas vezes o mesmo lugar, veja a imagem de um raio atingindo Cabo Canaveral pouco antes da tentativa de lançamento da Atlantis da plataforma 39-A em 24 de junho de 1995.
Resumo da história. O raio cai duas vezes no mesmo lugar. O dito popular não passa de um dito.

(Fonte:www.metsul.com)

Homem foi sete vezes atingido por raios
O norte-americano Roy Sullivan foi atendido sete vezes em hospitais, entre 1944 e 1977, por ter sido atingido por raios, porém nunca sofreu mais do que queimaduras leves. Sullivam morreu apenas em 1983, sem que nenhum raio o tivesse atingido. Ele suicidou-se devido a um desengano amoroso.

(Fonte: Guinness)

Resumindo, além de ser possível o raio cair duas vezes no mesmo lugar, nada impede dele também cair duas (ou mais) vezes na mesma pessoa!
Isso era tudo que eu precisava saber....

Um comentário:

Consultor Previdenciário disse...

Olá, estou visitando blogs para ver o que esta sendo feito.
Aproveito para convidar que visite meu blog e, se gostar, vote no blogstar.
Não encotrei em seu blog caixa de recados por isso estou deixando na forma de comentário.