terça-feira, 2 de setembro de 2008

Passo a passo (ilustra em vetor)

Conceber uma ilustração é muito mais phoda que parece. Processo deveras nervoso. Ainda mais se for feita segundo o método tradicional (no muque) para depois ser passada para vetor...vishh. Procure um ilustrador mais próximo de você e veja se estou mentindo.
Pois é, e eu estava sentindo uma falta gigante de ilustrar na ponta do lápis, literalmente. Ultimamente tenho feito diretão no mouse mesmo. Além do meu trabalho permitir tal desfrute, é uma solucão a total falta de tempo. Mas o principal é que o resultado em vetor direto é beeem satisfatório (mesmo considerando o traço duro, beirando as raias da artificialidade).
Mas acho que como todos que gostam de desenho e rabiscos (ficou estranho isso)o bacana é ver ilustrações soltas, despreendidas. E foi justamente por saudade da minha lapiseira que fiz a ilustra abaixo.
Desabafo piegas a parte, devo considerar também que pelo objetivo final das minhas ilustras (em vetor), o trabalho invariavelmente é concluído diante o monitor mesmo, fato.
Bem, pra ilustrar o processo, resolvi postar o passo a passo como fiz o desenho a seguir, aliando minha já remediada saudade a recursos mais modernos, seguem os passos:
1)Peeeeeeinse
2)BUM!Eis que surge uma idéia! Uepa!
3)Bem, esqueça a idéia anterior, você já pensou em 2 mais legais
4)Crie corajem e respire fundo (você gosta de desenhar mais com certeza isso vai consumir muito mais tempo que imagina)
5)Idéia firmada, se for optar por algum personagem (neste caso mesclei vários rostos ligados ao tema) procure referenciais
6)Desenhe uma...
7)Desenhe duas...
8)Desenhe três vezes! Pronto agora já tá bonito, sua mãe inclusive adorou!
Eis:

9)Agora escaneie e ajuste no Photo Shop, se tiver uma tablet em mãos, já vai ajudar a refazer as partes feias (60% no meu caso)

10)O que sobrou você pinta, 1ª cor:

11)2ª Cor

12)3ª Cor

13)4ª Cor

14)Seguindo as camadas da imagem, vetorize sombras e luzes (Não esquente se mudar tudo novamente)

15)Tcharam! Temos o personagem (é, parece que sim)

16)Agora mude de idéia novamente, esqueça tudo que havia pensado no começo! O seu desenho merece estar inserido em outro conceito, muito mais bacana que o escolhido a priori. Esta fase é muito importante, irá decidir o futuro do seu projeto
17) Por fim, acrescente ao cenário (esse mesmo cenário que você nem cogitava no princípio)outros elementos que irão compor a idéia.E voialá! (clique para ver maior)


Prontinho, seguindo corretamente estes 17 passinhos básicos, você tem uma ilustração prontinha para aplicação.

FIM

A propósito, esta minha irá para algum concurso de camiseta, quem sabe dá pra tirar um troco, hehe

Bjos

Um comentário:

Rafael C. Costa disse...

muito bom suas ilustra velho!
abraço!! e continue mandando ver